QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, defende acesso aos recursos do Fundo Amazônia

 Agência Senado- de Brasília
O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, defendeu o uso de parte dos recursos do Fundo Amazônia, criado em 2008 pelo governo brasileiro com o objetivo de promover projetos de prevenção e combate ao desmatamento, para o desenvolvimento da atividade pesqueira e aquícola sustentável na Região Norte do país.Ele participou de audiência pública, na noite de quinta-feira, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

- Uma das formas de preservar a Amazônia é dar uma atividade econômica para a população daquela região. Uma atividade que podemos assegurar que compatibiliza a preservação com atividade econômica é a aquicultura. Temos que travar essa luta para que o fundo amazônico possa também financiar a aquicultura em toda a Região Norte do país – disse o ministro.

Luiz Sérgio também destacou que o aumento da produção de pescado de forma sustentável e o estímulo ao consumo interno do produto estão entre os principais objetivos do Ministério da Pesca e Aquicultura, que espera impulsionar os empregos e a renda na área

Apesar de seu extenso litoral e de possuir 13% da água doce de superfície do planeta, o Brasil é hoje importador de produtos aquícolas. Segundo Luiz Sérgio, em 2010, a importação de pescado pelo país alcançou a marca de US$ 1 bilhão enquanto que as exportações não chegaram a US$ 300 milhões.Para o ministro, o Brasil tem potencial para superar esse déficit e atingir os níveis de exportação da China, maior produtor de pescado do mundo.

- O Brasil é o país com maior potencial produtivo em face de seu imenso espelho d’água com potencial produtivo – afirmou.
Na avaliação de Luiz Sérgio, um dos caminhos para superar esse déficit é investir na produção de pescado em cativeiro.
- A saída para que o Brasil passe a ser grande produtor de pescado é na aquicultura. O cultivo de peixe já representa 33% de todo o pescado produzido no Brasil e encontra-se em movimento crescente – disse o ministro ao registrar que a pesca extrativista encontra-se em estágio de esgotamento no mundo.
Fonte:Correio do Brasil

Nenhum comentário: