QUAL DESTES CANDIDATOS A PREFEITO SERÁ SEU VOTO

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Piloto que venceu a prova mais disputada da F-1 morre aos 71 anos


Peter Gethin no pódio do GP de Monza de 1971 (Foto: Reprodução)

O ex-piloto britânico de Fórmula 1 Peter Gethin morreu nesta segunda-feira na Inglaterra, aos 71 anos, de causa ainda não divulgada. Ele ficou famoso por vencer o Grande Prêmio da Itália de 1971, considerado o mais disputado da história da categoria, em que teve apenas 0s01 de vantagem sobre o segundo colocado, Ronnie Peterson.

Gethin corria pela equipe BRM na prova em Monza, que teve apenas 0s61 de diferença entre o primeiro e quinto colocados, que brigaram pela vitória até a última volta. A corrida foi a única que o britânico venceu em sua carreira de cinco temporadas na elite do automobilismo mundial.

Filho de um premiado jóquei e nascido em 1940, Gethin começou a ganhar destaque na Fórmula 3 Britânica, já no fim dos anos 1960. Depois de competir pela Fórmula 5000, foi contratado em 1970 pela McLaren, time em que permaneceu por apenas uma temporada e meia.

Durante o Mundial de 1971, passou a competir pela BRM, equipe com a qual venceu o GP da Itália e seguiu pelos próximos anos. Ele ainda acertou com a Embassy para a temporada de 1974, sua última na Fórmula 1.

Nenhum comentário: